Ciclo PIAR

É importante que os alunos adquiram as competências necessárias para conseguir efetivar aquilo que aprendem e assim contribuir ativamente para o desenvolvimento e inovação do meio envolvente e da sociedade em geral. Para isso é necessário que o conhecimento (factual, concetual, processual e metacognitivo), as capacidades (cognitivas e psicomotoras) e as atitudes (habilidades sociais e organizacionais e valores éticos) se consigam juntar em prol da capacitação do aluno.

Este foi desde sempre o compromisso desta direção, do seu conselho pedagógicos ao qual se aliaram todos os parceiros.

Sempre foi para nós inequívoco que para garantir uma educação de qualidade, é necessário que as escolas,  possuam os indicadores, critérios e ferramentas necessárias para se efetivar essa garantia da qualidade e dai a necessidade de  implementar um ciclo de garantia e melhoria da qualidade recorrendo de forma sistemática ao  planeamento, conforme vertido no projeto educativo (tem vigência de três anos e é o primeiro grande instrumento de planeamento da ação educativa da escola, servindo permanentemente de ponto de referência e orientação na atuação de todos os elementos da Comunidade Educativa). e na operacionalização de currículo (operacionalizador do projeto educativo, pensado para este contexto e para a aprendizagem dos nossos alunos concretos, que incorpora as dimensões locais e regionais que sistematiza e coordena a ação docente é realizado anualmente e tem em conta as sugestões do plano de melhoria). Segue-se a  implementação (toda a atividade regulada pelos objetivos e metas  da escola) esta é monitorizada sistematicamente em sede de departamento e de conselho pedagógico, de forma a reestruturar estratégias e procedimentos, com o fim de atingir as metas e objetivos antecipadamente definidas para esse ano de escolaridade, este mecanismo implica pois uma avaliação continua à qual se seguem as  revisões consideradas adequadas e necessárias.