Ensino à Distância

Ensino à Distância

Caros alunos, encarregados de educação e restantes elementos da comunidade educativa,Como é do vosso conhecimento regressaremos às atividades letivas, ainda que em regime não presencial, após esta suspensão forçada. Tal como aconteceu no ano transato as atividades letivas terão uma distribuição equitativa, entre atividades síncronas e assíncronas, neste momento, e face à aprendizagem realizada durante o anterior confinamento, sei que estamos todos mais e melhor preparados para enfrentar este desafio. A carga letiva das disciplinas vai pois ser distribuída equitativamente, ou seja, entre 50% a 60% de aulas síncronas e 40% a 50% de aulas assíncronas. Nas disciplinas cuja carga letiva é de apenas 1 tempo, os docentes desenvolvem atividade síncrona de quinze em quinze dias, ou todos as semanas em 20 ou 25 mn de atividade síncrona.Utilizaremos a plataforma Google Classroom e Google Meet como ferramenta para o desenvolvimento de todas as tarefas. Os critérios de avaliação bem como os instrumentos já estão definidos para todas as situações, conforme foi determinado no início do ano letivo, não havendo, pois, neste aspeto, qualquer constrangimento na passagem para o regime não presencial.Após monitorização do ensino remoto de emergência, que aconteceu no ano transato, podemos afirmar que em alguns casos, houve excesso de tarefas e muita sobrecarga dos alunos, também porque os professores não estavam preparados para este tipo de ensino, para evitar estas situações os diretores de turma farão uma monitorização garantindo que a quantidade de tarefas é a adequada. Mas relembro que as atividades assíncronas são para ser cumpridas, porque apenas significam, que a interação entre o professor e o aluno não acontece em tempo real, mas que haverá, certamente, tarefas para realizar durante estes momentos. No ensino pré-escolar, as atividades desenvolvem-se durante toda a semana, não devendo exceder os 120 minutos em atividade síncrona, e repartida durante a manhã e a tarde. No primeiro ciclo do ensino básico as atividades síncronas serão realizadas de manhã, durante o periodo da tarde serão desenvolvidas as atividades assíncronas, apoios terapêuticos, apoios à aprendizagem e atividades de enriquecimento curricular. Aos alunos serão marcadas faltas, tal como acontece em regime presencial e serão desenvolvidos os procedimentos constantes no estatuto do aluno e ética escolar. E porque nada substitui o ensino presencial, e uma das razões é a leitura que o professor faz, da comunicação não verbal do aluno, faço um apelo para que os alunos participem nas aulas síncronas com as câmaras ligadas, podendo e devendo por uma questão de privacidade ativar os filtros. As atividades de apoio, terapêuticas e de aprendizagem serão também desenvolvidas via Google Meet. Os educadores/professores titulares/diretores de turma entrarão em contacto convosco para uma explicitação individualizada dos procedimentos. Faço um apelo ao cumprimento rigoroso das recomendações da DGS e relembro que antes da interrupção de Natal, o concelho de Ribeira de Pena estava no branco, ou seja, risco moderado e quando se iniciaram novamente as atividades letivas encontrava-se em risco extremamente elevado. Todos queremos voltar às atividades presenciais, conto convosco para que isso seja possível brevemente.Fiquem bemAgrupamento de Escolas de Ribeira de PenaA DiretoraAna Paula Vilela Leal da Costa

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