Biblioteca Escolar

Aprender com a biblioteca escolar

Aprender com a biblioteca escolar

Blogue da Biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena

As bibliotecas escolares são um espaço educativo integrador de múltiplas literacias e desempenham um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente.

A integração explícita e intencional em projetos e atividades realizadas com e pelas bibliotecas escolares, de competências nas áreas da leitura, dos media e da informação, em ambientes físicos ou digitais, constitui uma das mais importantes estratégias para o sucesso escolar e o desenvolvimento educativo e cultural dos jovens.

Num contexto educativo em que, no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória se considera  “a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar,” a biblioteca escolar pode, através dos instrumentos de que dispõe, dar um contributo significativo e imprescindível para a reconfiguração que se pretende para a escola pública. De igual modo, para a concretização da flexibilidade curricular que entrou em fase de experimentação, a biblioteca escolar constitui um lugar de interseções, colaboração, inclusão para o desenvolvimento das literacias.

O referencial Aprender com a biblioteca escolar é um instrumento determinante na persecução destes objetivos, tendo sido demonstrada pelas escolas envolvidas na sua aplicação, a clara vantagem deste tipo de intervenção, quer na motivação dos alunos, quer no enriquecimento das práticas de ensino, nos resultados obtidos e nos produtos gerados.

Em 2017-18, a Rede de Bibliotecas Escolares espera que todos os professores bibliotecários recorram cada vez mais ao referencial, colocando-o ao serviço dos desafios que se apresentam às escolas, através da colaboração intensa com outros docentes, órgãos de gestão e parceiros.

A implementação do referencial AcBE é acompanhada no terreno pelos Coordenadores Interconcelhios (CIBE), sob supervisão do Gabinete RBE.

Tal como aconteceu com a primeira edição do referencial, vai realizar-se uma experiência-piloto, desta vez abrangendo escolas do ensino secundário de todo o país.

Para mais informações, contactar o Serviço de Apoio RBE.