Atividade “Dia de Aulas ao Ar Livre”

Atividade “Dia de Aulas ao Ar Livre”

No dia 17 de maio, quinta-feira, as turmas 3º H e 4º I realizaram a atividade “Dia de Aulas ao Ar Livre”. Esta atividade foi realizada e concretizada no Parque das Meadas. A seleção do local deveu-se à sua localização e envolvência por permitir a execução de grande parte das tarefas planificadas.

Como forma de iniciarmos a atividade colorimos uma capa alusiva a esse dia. De seguida ouvimos uma fábula “A raposa e a cegonha”. Assim, escutamos e compreendemos o essencial da história, respondemos oralmente às questões das professoras, identificamos o tema e as personagens, localizamos a ação no tempo e no espaço e descobrimos a moral da história. Para findarmos a abordagem dos conteúdos propostos a português, fizemos a ilustração da fábula.

Na matemática trabalhamos o cálculo mental com o jogo Logico Piccolo. As professoras fizeram perguntas que envolveram as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. As nossas respostas serviram para construirmos um gráfico de Organização e Tratamento de Dados, aos quais recorremos para darmos resposta às perguntas apresentadas.

No estudo do meio as professoras começaram por transmitirem que iriamos dialogar sobre o ambiente natural e os seres vivos mais vistos no nosso meio envolvente. Neste sentido, identificamos e comparamos as plantas existentes no parque, assim como enumeramos a sua utilidade, reconhecemos o principal rio da nossa localidade e os seres vivos nele existentes e conversamos/debatemos sobre a sua importância. De seguida, reproduzimos e ilustramos em papel uma paisagem de acordo com a observação direta de cada um.

Nas expressões artísticas desenhamos e pintamos em pequenas rochas seres vivos observados no local, como por exemplo, borboletas, flores, joaninhas, pássaros, entre outros elementos da natureza. Posteriormente fizemos carimbagem de folhas recolhidas do chão do parque em papel de cenário.

Achamos que esta atividade, além de primar pela diferença foi enriquecedora e bastante proveitosa. Estivemos em contacto direto com a Natureza e com tudo o que ela engloba e aprendemos os conteúdos propostos para este dia.

Centro Escolar de Cerva, 25 de Maio de 2018

Os alunos do 3º H e 4º I

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.